segunda-feira, 17 de maio de 2021

 Aprendendo a amar!


O ano passado, por volta do mês de Junho, comecei a sentir que não iria viver por muito tempo na minha casa, que tinha comprado em Dezembro de 2017, em Gondomar, nos 7 caminhos, depois de partilhas com o ex marido.

Era a segunda vez que comprava casa sózinha, para mim, e o meu EU mais independente ficou muito feliz...

Há mais de dois anos que eu sabia/sentia que a minha profissão de Cuidadora de Idosas estava para terminar, pelo menos em relação a pessoas fora da minha familia, já que cuidava da minha mãe e outras duas senhoras em minha casa. 

O Covid 19 mostrou-me exatamente que estava na hora - fiquei apenas com a minha mãe! No espaço de dois meses e meio as 2 senhoras saíram. E eu fiquei imensamente feliz e agradecida!

Demorei apenas um mês a vender a casa, colocada em Imobiliária a 4 de Agosto de 2020; a 8 de Outubro fazia escritura e a 23 de Novembro entrava no meu novo apartamento em Rio Tinto, com escritura e pequenas obras feitas! Tudo rápido com algumas peripécias à mistura.

É um pequeno apartamento tipo T1, que mais parece uma casa de bonecas, pois tudo foi aproveitado ao centimetro. No entanto tem uma boa varanda além de muito SOL, o que é muito importante para mim.

Inicialmente eu nem gostava de Rio Tinto, pois não conhecia ninguém além da minha filha, namorado e irmã,  que mora a 700 metros. Este o motivo principal da escolha.

Eu sempre afirmo que tenho muita sorte e sempre aparece alguém quando eu preciso (eu também estou sempre disponível para ajudar). Mesmo em tempo de pandemia e confinamento, fui travando conhecimento  com as pessoas aqui à volta, fui-me ambientando... mas inicialmente havia um certo desencanto com Rio Tinto!...Sentia saudades de outra ponta da Av. da Conduta - 7 Caminhos, aonde tinha morado e desenvolvido amizades...

Tenho a sorte de viver pertissimo da Rotunda do Burguer King, no entanto quem estiver na minha casa vê de um lado uma pequena quinta e do outro um pequeno quintal...Todo o dia ouço os passarinhos a cantar, seja de Inverno ou não, vivo rodeada de arvores e do ambiente bucólico destes dois sítios tão bem cultivados com tanto amor por dois casais de idosos. Encantaram-me tanto que reiniciei a minha pequena horta de varanda. 

Aí eu comecei a amar Rio Tinto e a pensar na sorte que tenho por viver neste pedacinho de Paraíso...

Um dia descobri o Parque de Rio Tinto e os passadiços, primeiro timidamente , depois explorando a zona com caminhadas diárias, já em Março deste ano. No rio há patos e patinhos - um encanto para mim -  pois transportam-me à minha infância, no tempo em que havia ninhadas de patos na casa dos meus pais e meu pai e eu íamos pelos combros (silvados altos) apanhar caracois e davamos aos patos, que iam connosco...Fui pastora de patos!!!

Assim nos dias de SOL, sempre que posso, lá vou ao parque ou aos passadiços - ainda não fiz o percurso todo - rio abaixo, apreciando os pequenos lotes de terreno bem cultivados pelos homens - sempre vejo só homens a cultivar... com um amor que enternece o meu coração.

Hoje, pela primeira vez vi peixes no rio... que felicidade!!!

Aos poucos vou aprendendo a amar Rio Tinto

E pensar que em 1988 me recusei a viver por cá...alí num bloco de apartamentos que estavam a construir à beira da Igreja!!!

Realmente aprender a amar o sitio aonde vivo, a minha casa e tudo o que está à volta é mesmo  a lição de vida neste momento.

A felicidade está em viver o momento do AGORA e eu sou feliz no meu pequeno paraíso, porque decidi sê-lo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Singelezas da vida  Não sei que me fizeste que encantamento me deste Apenas sei de uma noite fria de Janeiro e um arrepio de corpo inteiro! ...