segunda-feira, 17 de maio de 2021

 A segunda filha


Corria o ano de 1985, já não sei dia e mês, mas lembro perfeitamente o ano...

Eu morava perto da casa dos meus pais, era divorciada e tinha uma filha de 7 anos.

Já não me lembro do motivo, mas saindo da casa paterna, a caminho da minha, uns 200 metros acima, senti o chamado de ser mãe, outra vez. 

Aquela voz que me disse será melhor decidir teres outro filho...

Aquilo ficou cá dentro a germinar - eu não tinha relacionamento para isso!

Mas ficou o apelo!

Entretanto em 1988 conheci o homem que viria a ser o pai...Foi um daqueles solavancos de amor e paixão que logo no primeiro dia me deixou sem chão.

Tinha acabado de comprar casa em Vila Nova de Gaia, um décimo andar, tipo t3, com três frentes, bem desempoeirado, luz natural em todas as divisões.Comecei a habitá-lo no dia 10 de Junho... neste dia já tinham acontecido outras coisas importantes na minha vida! 

Foi uma verdadeira aventura comprar esta casa! Coragem para enfrentar as dificuldades, que foram muitas, e o meu espírito aventureiro não me faltaram.

Sem que eu percebesse, estava dado o pontapé de saída para o projeto - Ana Sofia!

Esse ano, em Agosto, fui para Vila Praia de Âncora, em férias.

Passado pouco tempo, estando eu na companhia de várias senhoras, umas com filhas, outras não, começou a passar por perto um senhor moreno, bem apresentado, gordinho (para o meu gosto...kkkk ) na companhia de 7 cães! Uau!!! eu adorava aqueles cães!!! Davam um show na praia! Entravam mar dentro e era um regalo ver a alegria dos animais e como obedeciam ao "dono"...Passava sempre na nossa zona.

Uma das senhoras disse-me - olhe que é para si!

 E eu... não!!!... nem pense nisso!!!


Eu regressava à casa da praia sempre com 3 meninas - a minha e mais 2 - ele passava sempre por perto, com os cães. Um dia uma das meninas foi fazer uma festinha aos caezinhos (eram pastores alemães, doberman e outros de que não me lembro a raça...) e eu fiquei assustada - todos animais de grande porte - e o senhor simpaticamente disse-me - podem fazer festas...eles não fazem mal!

Á noite, nós mulheres ( casadas ou não, não havia homens porque estavam em trabalho) costumávamos passear em frente ao mar, numa ida e vinda sempre à conversa! Lembro de ter trocado receitas de culinária (uma das minhas paixões)  com uma das senhoras, ao tempo aí com uns 60 anos...que era a minha companhia mais habitual.

Nunca dei fé que fossemos seguidas, mas fomos!!!

Entretanto foi o fogo do Chiado e a morte de um dos meus cantores favoritos, Carlos Paião! Que tristeza senti! Eu simplesmente adorava as canções do Carlos Paião!

Lembro que na penultima ou ultima noite comentei que na segunda feira seguinte era o aniversário da minha amiga Emília, que seria  comemorado num restaurante ali à beira do nosso trabalho, no Porto, Campanhã (já não existe...) pois ela faz anos a 25 de Agosto. 

Bem, na tal segunda, 29 de Agosto, lá fomos ao restaurante as duas com a nossa tagarelice habitual! Sentámo-nos, pedimos almoço - pouco depois em frente sentaram-se 2 homens.

Um deles pediu champanhe e bolo para a nossa mesa, porque sabia que era o aniversário de uma de nós. Como nós estávamos em modo de festa, lembro de ter agradecido e convidado a sentarem-se connosco pela gentileza e para partilharmos a oferta! Não o associei logo a Vila Praia de Âncora...A Emília olhou surpreendida para mim - eu não costumava ser assim!...No fim do almoço ele pediu-me o numero do telefone e deu dei... A Emília ficou tão admirada quanto eu - não era costume eu ser assim!!! Até me ligou durante a tarde perguntando o que é que te deu para deres o numero de telefone?! E eu respondi e acreditei no que dizia... deixa lá ele nem vai ligar...

Como eu me enganava...Não só ligou, como foi ter comigo!...

Nunca vou esquecer essa noite!...

Fiquei sem chão!!! O impacto do encontro foi tão grande, tão avassalador, que ainda hoje faz parte daquelas memórias que ficam gravadas para o resto da vida!!!

Foi realmente o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Por brincadeira costumo pensar que nos conhecemos eu em fato de banho ele em calção de praia...kkkkkk, molhados nas mesmas águas...eu a mergulhar nas ondas, ele não - só aguinha até ao joelho!

Demorámos a acertarmo-nos! Pormenores nem interessam.

Casámos a 25 de Maio de 1993

A Ana Sofia nasceu a 7 de Maio de 1995

Eu fui mãe, outra vez, e hoje penso

COMO FIZ BEM EM SEGUIR O MEU CORAÇÃO!!!

O coração tem razões que a razão não compreende! 

Hoje só tenho esta filha, embora tenha dois netos da primeira, falecida a 18 de Janeiro de 2021...

No dia 30 de Maio de 2021 fará 3 anos que meu marido faleceu...

Correu tudo bem? Tivemos o melhor e o pior um do outro...quase 30 anos!

Sigam o coração - ele é sábio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Singelezas da vida  Não sei que me fizeste que encantamento me deste Apenas sei de uma noite fria de Janeiro e um arrepio de corpo inteiro! ...