segunda-feira, 21 de junho de 2021

 projeto de livro

https://bibliomundi.com/blog/como-escrever-uma-historia-de-amor-inesquecivel/...

https://editoralabrador.com.br/blog/sexy-sem-ser-vulgar-5-dicas-para-escrever-um-romance/

https://incrivel.club/inspiracao-relacionamento/12-historias-que-demonstram-que-o-verdadeiro-amor-existe-305510/


Um dia
Joce Rodrigues

nascimento

vida de criança

peripécias da criança

as responsabilidades que a criança teve e que cabiam aos adultos

os passeios com o Arlindo

a tia gloria

a avó joana

a D. Augusta

a mudança de casa e como a jovem chorou

a nova casa

o liceu

as horas de riso, as anedotas

as pequenas paixões

o namoro

o namoro 2

o casamento

as desilusões

o nascimento da primeira filha

os irmãos

a familia do marido

o divorcio

vida dupla

o projeto Ana Sofia - como fiz bem em seguir o coração

compra de casa em Gaia

conhecer o segundo marido

como saiu dessa vida

o segundo marido - seu lado maravilhoso e seu lado negro

a paixão, o amor

os enteados

a filha Sofia

o Douro

os amigos do Douro - Maria José

o regresso e venda da casa de Provesende

a venda da casa de Gaia

o ingresso do marido nas amizades da treta

o dia em que me mandaram para a Via Norte - fé e confiança que foram quebradas

o café

as invejas

cuidar de idosos

a separação-ameaça de morte - a arma

a gratidão para como enteado Miguel

dias amargos e dificeis com a mãe, pai, irmã

a reação da filha mais velha

a reconciliação

a continuação de cuidar de idosos

o Sr. Dias

a D. Otilia

o trabalho noturno e seu porquê

o casamento/ desilusão por tanta frieza...

a familia de acolhimento de idosas e seus problemas em casa

a ruptura

ano e meio de horrores

o divorcio

a vitória sobre um processo de difamação

as traições da mãe, irmã e advogada

viver  vida mais leve e solta

a venda da casa

a compra de nova casa sozinha

uma vida com muito trabalho mas com esperança

fechar o coração para amar nunca mais amar

os dias de confinamento

as partilhas

a venda da casa para poder pagar as contas da partilha

vendo sempre o lado positivo das coisas, fazando perdões, dissolvendo mágoas

viver em casa da filha

comprar t1 no centro de rio tinto

a morte da filha mais velha

a vida continua

a tomada de decisão de partilha da mãe

as terapias

o dia em que voltei a abrir o meu coração, mas não fui bem sucecedida porque os sentimentos eram diferentes

como cheguei a essa conclusão e o que fiz para me libertar...

estou no dia de hoje...21.06.2021


Eu nasci a ..... as 14,30, dizem!...

Parto em casa com "parteira" /curiosa, como lhe chamavam - no tempo em que havia mulheres que ajudavam outras a dar à luz, cumprindo um papel que hoje seria impensável. Era assim que se nascia no meu tempo!

Corria o ano de 1956, ano bissexto, e como eu gosto dos bissextos! Têm Jogos Olímpicos - são diferentes, para mim, para melhor!

Em Portugal vivia-se uma ditadura e eu fui a segunda a nascer - antes tive um irmão nado-morto.

Com certeza havia uma fome enorme de crianças - antes de mim morreram 2 meninos - meu irmão e meu primo direito. Quem sabe os mimos que recebi...Em especial da minha ia Rosalina, que era muito menineira e dava amor a todos os bébés... ela tinha perdido o primeiro filho...

Foi num sábado, agora a fazer parte do fim de semana, portanto sétimo dia - o tal em que Deus descansou, depois de fazer o Mundo! Gosto de pensar que realmente vim ao mundo no dia de descanso...Sou a primeira menina na família materna e também paterna!

A primeira que veio para ficar! Tanto quanto sei queriam chamar-se Maria Vitória, em honra da minha madrinha, ao que o meu pai se opôs! Então lá veio a Maris Isaura, nome que não estava na família - afinal era o nome de uma irmã da minha madrinha!

Gosto! Sempre gostei muito de Isaura!...Afinal há poucas...Já com a Maria, lá me fui habituando... Hoje gosto de Maria também!

A minha casa era pequena, mas acolhedora. A minha mãe mantinha tudo em ordem e limpo! Havia um quintal aonde se cultivava basicamente tudo p que se comia, também se criavam poco, galinhas e coelhos. Houve uma altura em que tivémos patos.

A casa ficava entre as habitações da minha avó materna e tia Glória, irmã da minha avó. tempos de dificuldades, mas algum amor familiar.

Assim fui sendo criada no seio familiar com tios, avós e tios avós. Uma certa altura também viveu connosco o meu padrinho, irmão do meu pai. Tio Arménio, uma das pessoas que eu sempre gostei muito. Meu padrinho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Singelezas da vida  Não sei que me fizeste que encantamento me deste Apenas sei de uma noite fria de Janeiro e um arrepio de corpo inteiro! ...