quarta-feira, 23 de junho de 2021

O S. João


Fez esta noite uns 22 anos que passámos um S. João maravilhoso.

Nessa noite tinhamos lá em casa os primos do meu marido, penso que eram 2 casais, nós os 3 da casa, e um casal amigo - O Carlitos e a Fiori...

Coincidência ou não todos tinhamos um Mercedes... 

Os primos levaram a sardinha daqui do Porto para Provesendo, aonde nós os 3 morávamos.

Ao fim  da tarde, um dia de calor fantástico, resolvemos pôr as meses no átro, que era enorme - dava para os carros todos e sobrava espaço.

Então as mulheres a tratar do caldo verde, cozer as batatas e fazer as saladas... os homens a assar as sardinhas e as fêveras...

Estava quase tudo pronto e o pessoal ía comendo - com certeza eu tinha chouriço caseiro, alheiras e salpicão, pão de Provesende (o melhor que alguma vez comi!) vinho do nosso - era biológico...nada faltava!

Alegria - muita!!! Só se ouviam gargalhadas...e umas boas caralhadas - afinal éramos quase todos da região do grande Porto... unicamente eu Aveirense, o Carlitos da Régua e a Fiori da Sicília...

Entre anedotas e gargalhadas começámos a sentarmo-nos à mesa - colocada em frente à cozinha do fumeiro, que era usada para as "tainadas"...

De repente começa a subir mais um mercedes branco pela nossa rampa (uns 50 metros sempre em primeira...)

Olhámos uns para os outros, admirados, pois já estávamos todos...

Saiu um senhor bem parecido, a mulher (alemã, filha de pai alemão e mãe francesa, soubémos depois) e 2 meninas...e ele perguntou se ali festajávamos o S. João, pois as meninas queriam muito estar numa festa de S. João e não encontravam - e na aldeia tinham-nos aconselhado a subir até à nossa casa... Bem tudo o que vinha de fora normalmente assentava praça na  nossa casa, pois fazíamos Turismo de Habitação...e recebíamos toda a gente com o mesmo calor e amor.

A comida sempre era farta, mas eram mais 4 sem contarmos...

Aí eu digo - Pessoal vá... vamos buscar louça para mais 4, cadeiras, e cada um come menos 2 ou 3 sardinhas...ok?

Acomodámos os nossos hóspedes desconhecidos vai de comer e beber, confraternizar, como se fossemos todos amigos...

O primo do meu marido, que era muito curioso, tratou de saber quem eles eram e afinal, eram vizinhos, pois tinham uma quinta uns 3 a 4 km abaixo de Provesende...Ambos eram médicos.

Eu apenas me preocupava que as menimas comessem bem (uma até era vegetariana desde sempre) e que houvesse alegria.

Acabáms por convidar inicialmente as meninas para o dia seguinte, pois tinhamos piscina, e claro os pais concordaram...

E assim nasceu uma amizade que durou o resto do tempo que por lá passámos!

às vezes tenho saudades destes tempos e destes bons momentos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Singelezas da vida  Não sei que me fizeste que encantamento me deste Apenas sei de uma noite fria de Janeiro e um arrepio de corpo inteiro! ...